Como pensar fora da caixa?

Como é pensar fora da caixa, algo que de tão batido tem obrigado a muitos exercitarem esse potencial criativo.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
pensar fora da caixa

Será que pensar fora da caixa é muito difícil ou é porque se trata de um exercício que muitos não conseguem por estarem presos aos próprios pensamentos.

Na verdade, não é fácil dialogar com alguém que pensa dentro da caixa, mas o que é muito mais difícil é pensar como eles.

Mesmo que pareça uma tarefa impossível, é essencial que você pensar além da caixa, para que possa oferecer ideias e soluções para os problemas.

O movimento para pensar dentro da caixa vem dos ideais liberais, em que não há certa maneira certa de pensar. Dentro desse pensamento, o indivíduo é livre para levar sua família, seus valores e sua experiência às vidas dos outros.

É importante que você pense além da caixa para que possa oferecer ideias e soluções para os problemas.

Pensar fora da caixa

Essa expressão, pensar fora da caixa, descreve os indivíduos que escancaram sua mente e não se prendem aos pensamentos convencionais ou padrões. Como pensar provoca sua mente a entrar em modo de “hora de se arriscar” e questionar tudo.

Pensar arriscado é arriscar tudo, incluindo opiniões incomuns, ideias contrárias às convenções e às convenções do status quo. É necessário ampliar os limites dentro dos quais você pensa para abarcar um mundo infinito de possibilidades.

Para desafiar a mente a pensar além da caixa, ative o pensamento crítico, explore os limites do seu próprio saber, examine suas opiniões e compartilhe suas perspectivas. O pensamento deve ser livre de crenças, opiniões, expectativas, preconceitos e dogmas.

Nunca é demais tocar no assunto contínuo do pensamento prisioneiro na caixa – o chamado pensamento único – que prende e reduz nossa capacidade de entender, compreender e ter uma completa visão do mundo.

LEIA  O que é foco narrativo e para que serve

Não é demais lembrar que é difícil dialogar com alguém que está pensando dentro da caixa, mas o que é ainda mais difícil é pensar dentro da caixa, porque aí você precisa segurar o ar todo o tempo para não aumentar a pressão ao máximo, e aí a gente ainda é forçado a menosprezar os lados da menoridade.

Aprenda a pensar além da caixa

Hoje, uma falácia muito comum é pensar que quem está falando é o mais esperto. Por isso, por mais que existam diversos motivos para aceitar, um pensamento forte é o suficiente para prejudicar a percepção de um filósofo.

Pensando além da caixa: Um filósofo que pensa além da caixa é aquela pessoa que se dispõe a aceitar qualquer opinião, mesmo se ela estiver em desacordo com a sua. A linguagem também é fator preponderante neste processo.

Esta pessoa está disposta a perceber que outras pessoas podem estar sugerindo algo bastante especial que ela não poderia ter considerado antes. Não existe uma alma pura que pode ter algum pensamento infalivelmente certo.

No campo do mercado, vale se perguntar: É uma ótima ideia tentar fazer algo único, inovando como um concorrente, ou é melhor fazer algo que esteja tendo êxito agora para agradar aos consumidores? Essa é uma das discussões quando se trata de criar um produto, por exemplo.

Há os que optam pela alternativa inicial de modo que é muito comum ver empresas que tentam se destacar criando produtos inovadores e únicos.

Algumas companhias investem pesado em pesquisas para encontrar e projetar produtos que não existem no mercado. É claro que é necessário ter um bom plano de negócios para tentar investir na ideia, mas uma coisa é certa, se o custo-benefício é maior do que o custo, quanto mais gritante for a inovação, mais bem-sucedido será  o negócio, ao contrário de procurar se adaptar ao que já está  dando  facilmente  conquistando massa consumidora.

LEIA  O que você pode aprender aprendendo sobre escrever

Outra ideia interessante diz que nenhum pensamento é o primeiro. Dizem que existem milhões de segundos no primeiro segundo. Não é que existam milhões de segundos no primeiro segundo, mas infinitos. É que existem infinitos segundos no primeiro segundo, e sempre existirão. O tempo é infinito, segundo é infinito, o que outro conceito pode ser infinito? Infinito é infinito, e infinito é infinito.

Inteligência Emocional

É impossível construir um sentimento de amor, segurança e felicidade, sem as emoções de confiança, asseguração e alegria.

Vários pesquisadores têm demonstrado que as pessoas que desenvolvem as suas habilidades emocionais positivas têm maior resiliência e capacidade de lidar com as dificuldades da vida.

Pensar fora da caixa, ampliar o pensamento para abarcar as muitas criações que transcendem o que se observa à primeira vista, é contemplar a possibilidade de que o que não está visto representa todo o potencial que existe para nós para construir uma vida mais feliz, mais íntegra, mais generosa e que nos leva adiante para continuar pensando… fora da caixa.

Hoje já se sabe que a inteligência emocional ajuda a pensar fora da caixa. Imagine sentar-se em sua mesa cumprindo o prazo, sem conseguir se concentrar em nada além do prazo iminente.

As coisas estão opressoras e suas palmas suadas confirmam seus níveis de estresse. O que você faz? Você faz uma pausa, é claro! Respira fundo, muda o foco, alinha a vontade, e torna a pensar de modo objetivo e, se for o caso, vai também mais a fundo no assunto.

 

 

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado