O que é relevância?

Existem diversas formas de medir a relevância de um blog ou site, mas o método mais comum é através do número de visitas.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
relevância

Existem diversas formas de medir a relevância de um blog ou site, mas o método mais comum é através do número de visitas. É possível notar que os blogs com mais visitas são aqueles sobre marketing digital, culinária, história e notícias.

Outra forma de medir relevância é através do número de seguidores que um blog ou site tem. Por essa medida, os blogs de todos os assuntos são mais relevantes.

No entanto , a relevância não é apenas uma questão de quantidade. Também existe a qualidade dos conteúdos. Por exemplo, a facilidade de contextualizar a notícia. De fato, o fato de ter mais ou menos notícias não quer dizer que haja mais ou menos informação.

A importância da relevância

Pode até parecer pleonasmo, mas um tópico de extrema importância é a relevância.

Quando você está discutindo algo que não tem nada a ver com o seu tópico atual, seria irrelevante para o seu propósito declarado. Mas é mais do que apenas palavras e conteúdo. É também sobre como se relaciona com o mundo exterior e o que os outros pensam de seu propósito declarado.

Concentrar-se nessa ideia de relevância parecerá antes de tudo comprometimento. Não vale a pena perder tempo e energia com coisas que não contribuem para o propósito principal. Isso também sinaliza que se está pensando de forma crítica e lógica, de olho no prêmio final.

A relevância geralmente está associada a coisas que são centrais para a discussão em questão. Isso vale para qualquer conversa, mas também para o marketing de conteúdo. Quando as pessoas não estão cientes do assunto, é improvável que continuem interessadas na conversa.

Existem diferentes maneiras de tornar o conteúdo relevante. Por exemplo, usar palavras-chave no artigo pode ajudar as pessoas que procuram mais informações sobre o tópico do artigo. Embora a relevância possa não ser o único fator para manter o interesse dos leitores, é importante.

LEIA  Escrita Katakana adota palavras estrangeiras para se representar?

O que é relevância

Em linhas gerais, a relevância é a qualidade daquilo que é relevante, seja a relevância aos nossos valores, seja a relevância daquilo que nos é benéfico.

Para que um acontecimento seja considerado relevante, ele deve ser ou é um fato que está acontecendo ou terá um efeito real no nosso cotidiano, seja para o bem ou para o mal.

Mas a relevância pode variar dependendo do contexto. Quando falamos de relevância no marketing, a palavra significa a conexão entre o produto ou serviço do marketing com as necessidades e os desejos dos clientes.

Cabe sublinhar que a relevância é uma parte importante na habilidade do marketing. Quando se faz marketing é preciso ter habilidade de focar nos clientes e saber qual produto eles estão utilizando.

Mas convém ressaltar que a relevância de qualquer coisa é um conceito muito difícil de definir. Poucas coisas são totalmente irrelevantes, mas para determinar se uma coisa possui relevância ou não, é preciso compreender como essa coisa afeta ou pode afetar os indivíduos ou grupos que estão envolvidos.

Relevância social

Uma boa visão para entender um exemplo de relevância social é ver, por exemplo, os benefícios da atividade física para as pessoas de modo geral.

Veja que o valor dos benefícios da atividade física é amplamente reconhecido, portanto, é relevante para a maioria das pessoas, tendo em vista que a atividade física reduz excesso de peso, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, regula a pressão arterial, ajuda a controlar a diabetes e a doença de Alzheimer, aumenta a libido, ajuda a prevenir a depressão, aumenta a sensação de bem estar e produtividade, reduz as dores musculares e dores de cabeça, e contribui para melhorar o desempenho acadêmico.

LEIA  O que você pode aprender aprendendo sobre escrever

O crowdfunding é outro exemplo e que também carrega relevância social na medida em que é uma forma revolucionária de ajudar as pessoas que foram deixadas de fora da sociedade ou que necessitam com urgência de ajuda humanitária.

A relevância social e a irrelevância emocional

A discussão da relevância social é interessante. É difícil saber por onde começar com este tópico, mas o fato de você estar fazendo esta pergunta provavelmente é um bom lugar.

Um dos aspectos mais desafiadores da sociedade moderna é como ela criou um meio de se desconectar emocional e fisicamente do mundo. Quando você nasce em um ambiente com tecnologia, pode ser fácil ignorar os acontecimentos do mundo ao seu redor. Pode ser muito difícil saber sobre as notícias relevantes porque você tem que procurá-las ativamente.

Ouvir sobre as situações de vida das pessoas ou sentir empatia pelos outros não é tão difícil como sempre foi, porque a única fuga que muitas pessoas têm é pelo telefone  ou computador.

De fato, o mundo de hoje está cheio de distrações, de telefones a mídias sociais. Qual é a diferença entre um telefone e um aplicativo de mídia social? Alguém pode perguntar.

Um telefone é uma ferramenta de comunicação com amigos, familiares e até estranhos. A mídia social é uma forma de as pessoas expressarem suas opiniões e falarem sobre seu dia a dia, às vezes para um grande público.

A mídia social pode ser uma ótima saída para as pessoas se expressarem e se conectarem com outras pessoas. No entanto, a mídia social também pode fazer com que as pessoas percam de vista o que é importante.

LEIA  Os pilares da criação do empreendedor

Muitas pessoas sentem uma maior satisfação emocional com a mídia social do que com os relacionamentos em suas vidas.

As experiências das pessoas nas redes sociais podem levar a sentimentos de inadequação e arrependimento.

Por exemplo, nas redes sociais, as pessoas vão a conferências, viajam e compartilham experiências sem parar, mas quando elas estão sozinhas na rua, na faculdade ou na casa, elas se veem como atores secundários, sem identidade e sem vida.

Em resumo

Concluindo, a tecnologia continua a mudar a maneira como vivemos nossas vidas. O progresso da tecnologia não trará apenas oportunidades e limitações nas atividades; também significa que deixamos um rastro de dados atrás de nós, onde quer que formos, que podem ser usados para comercializar ou anunciar coisas para nós no futuro.

A criatividade humana sempre terá um papel importante na vida, mas o papel dos robôs inteligentes deve se expandir ainda mais. Assim, na busca pelos dias de hoje, com a internet e tudo que vem com ela, acabamos não focando no que está bem na nossa frente.

Lembre-se: no nosso dia a dia, com o ritmo acelerado de tudo, acabamos nos esquecendo de não só olhar o mundo de uma forma diferente, mas nos esquecemos de viver o momento. Então, o que é relevante para você?

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado