Histórias que ensinam valores – moral da história

Todos nós sabemos que a importância dos valores morais em nosso dia a dia está aumentando cada vez mais. Porém, com tantos exemplos ruins à nossa volta, será que é possível aprender com eles? Existem histórias que são belas pela forma como ensinam valores. 

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
moral da história

Todos nós sabemos que a importância dos valores morais em nosso dia a dia está aumentando cada vez mais, realçando a moral da história em grande parte do que vivemos e presenciamos. Porém, com tantos exemplos ruins à nossa volta, será que é possível aprender com eles? Existem histórias que são belas pela forma como ensinam valores.

Uma história que ensina valores é um conto que fala de situações que podem ser vividas por todos. As histórias que ensinam valores ajudam a criança a ter empatia e a ter uma visão mais humana das coisas.

Histórias que ensinam valores são parte da vida de todos nós. Elas são contadas por familiares, por amigos e até por estranhos que nos veem e julgam pelas ações. É a propagação do bem e da bondade. É a história da vida que não termina em um final feliz, mas que não para de nos dar lições de moral.

O que significa moral da história

A história da moral começou muito antes de existirem os homens. Os animais possuem certos tipos de comportamento moral bem básico. Quando se trata de lidar com outros membros de sua própria espécie, apesar de alguns deles serem agressivos, a maioria das espécies procura se associar com outros membros.

Mas há quem diga que a moral da história é a pergunta que move a história. É através dela que encontramos o significado do que aquela história quer ou quis passar.

Muitas das melhores histórias são sobre fazer escolhas. Fazemos escolhas todos os dias. O nível em que estamos conscientes de nossas escolhas determina o nível de seu impacto em nossas vidas. A longo prazo, nossas escolhas determinarão a qualidade de nossas vidas. As escolhas são a baliza moral de nosso discernimento da realidade.

É preciso ter em mente que um dos pontos mais importantes para despertar o interesse em alguém está na moral da história. O que o autor quer transmitir para o leitor diante de tudo aquilo que foi relatado ao longo do texto. Se o leitor não encontra qualquer objetivo claro no texto, torna muito mais difícil despertar o seu interesse.

Formular questões acerca da moral da história ajuda a ampliar o seu significado. Por exemplo:

  • Você acha que foi uma boa ideia os meninos fazerem isso?
  • O que você teria feito se estivesse no lugar dos meninos?
  • Foi uma boa ideia usar este método?
  • Existem outras maneiras de resolver problemas como este?
  • O que você acha que os meninos aprenderam com isso?
  • Você gostou de ler o conto?
  • Você entendeu isso?
LEIA  Palavra-chave é chave, me desculpem a redundância!

Isso é um modo de entender a história, mas poderíamos formular questões de outro modo, como por exemplo:

  • Quais são algumas boas coisas morais para aprender com essas histórias/situações?
  • Como você se sente pessoalmente sobre essas histórias?
  • Como você se sentiu quando certas coisas aconteceram nas histórias?
  • Por que você gostou dessas histórias?

Então saber a moral de uma história tem um alicerce naquilo que, por padrão, define moral como uma ação ou um ser humano que está em uníssono com os princípios da religião, com os ideais morais da humanidade, e com os preceitos éticos do que é certo e do que é errado.

Você pode dizer que alguém, um grupo de pessoas ou mesmo uma situação, tem uma moral alta ou baixa devido a suas ações ou o seu modo de vida. Mas, em termos mais gerais, o significado de moral na história muda de acordo com o tempo e da condição em que está a pessoa.

Qual é a moral da história

A história é um tipo de texto narrativo com a finalidade de explicar acontecimentos, fatos e situações que nos mostra ou nos desvenda a realidade do mundo.

É uma forma de ensinar e compartilhar conhecimentos, fatos e experiências de uma pessoa com outra. Quando a história é contada por vários personagens, dessa forma, investiga as suas experiências e perspectivas de mundo, o contexto social, cultural, político em que vivem e se relacionam.

Então qual é moral da história?

A moral da história é uma sentença final que vem depois de um quadro narrativo que antecede esse momento. Ela pode ser uma palavra, uma frase pequena ou um parágrafo inteiro. A função da moral da história é juntar a trama e o teor da história, trazendo-o novamente à tona e pressionando ao leitor para pensar sobre o que foi dito.

Esta é uma pergunta que muda a forma como vemos as coisas em nossas vidas. Quando ouvimos uma história, a moral certamente se sobressai quando captamos a sua essência. A moral da história pode querer mostrar que mesmo nas adversidades, a pessoa pode se sair melhor e vencer!

LEIA  Melhore seus rankings de busca orgânica!

Uma história é recheada de emoções. Emoções que parecem já ter sido analisadas e rechaçadas. Ou que, se ouvidas com atenção, foram modificadas. Narradas por quem sequer passou pela experiência, ou até mesmo por quem precisou tomar medidas passivas em momentos cruciais. Aquilo que é importante para cada um, estará sempre nos detalhes – nas nuances inestimáveis da experiência humana. Sobretudo naquilo que inesperadamente mudou neste momento.

A moral da história é uma consequência de todas essas coisas. Ela influencia o leitor a pensar sobre as melhores e mais pobres políticas, ajudando-o a ver que  “a história é a história, e as pessoas são as pessoas.”

 

Cover for Letrascri
306
Letrascri

Letrascri

Publicações e conteúdos digitais para diferentes suportes. Negócios digitais para o seu negócio e projeto.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado