Encontre a verdade com um jornalista investigativo

O jornalismo é uma das formas mais importantes e eficazes de descobrir a verdade sobre uma situação.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
jornalista investigativo

O jornalismo é uma das formas mais importantes e eficazes de descobrir a verdade sobre uma situação. Ser um jornalista investigativo tem o potencial de mostrar a realidade de uma situação e ajudar as pessoas a entender o que está acontecendo em seu mundo. Existem diferentes tipos de jornalismo, mas o fator mais importante em ser jornalista é ser imparcial. Isso significa que, quando você está relatando, está apenas contando a história, não empurrando suas opiniões para a história.

A investigação é a análise sistemática da informação. Existem diversas formas de investigação que podem ser usadas. Uma entre essas é a investigação jornalística. Neste caso a investigação é baseada em informações apenas que são conhecidas ou legitimamente públicas. A investigação jornalística é baseada na separação entre o que é ético e ilegal investigar e o que é ético e ilegal escrever sobre investigação.

O papel do jornalismo investigativo e a importância de sua existência no meio jornalístico

O papel do jornalismo investigativo é uma das maneiras mais eficientes de conhecer as políticas de um governo, de um sindicato, de uma empresa, de uma organização, de uma associação, de um fórum. Para que essa informação seja divulgada de forma correta e sem dúvida, é necessário o trabalho de um jornalista investigativo. O jornalista investigativo, entre outras coisas, ouve testemunhas, analisa documentos, escreve matérias explicativas. Pode ser um só, mas é sempre um profissional especializado.

O jornalismo investigativo é considerado um importante meio de divulgação de informações para um público maior, que precisa estar ciente dos fatos. Garante, também, que os fatos sejam expostos, bem como as pessoas que estão envolvidas.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e os grandes movimentos políticos no mundo, tem sido cada vez mais difícil garantir a independência dos diversos setores ligados ao jornalismo. Isso se deve, sobretudo, às ameaças cibernéticas que os perigosos hackers podem realizar na rede, como encaminhar ameaças que podem assustar os exclusivos jornalistas mesmo que estejam muito bem preparados.

LEIA  O que é foco narrativo e para que serve

Como o jornalista investigativo apura a verdade numa matéria jornalística

Os jornalistas têm o papel de investigar e descrever as notícias e eventos, e também lidar com as questões ético-jornalísticas. A ética nos jornalismo é extremamente importante, pois o jornalista conduz seu trabalho com objetividade e de modo imparcial. Na realidade, o jornalista investigativo tem o papel de apurar a verdade de uma matéria jornalística.

Seguindo certas premissas investigativas, o jornalista precisa colocar a mão na massa através de:

  • Telefonemas;
  • Entrevistar pessoas;
  • Muitas vezes ir até o local do incidente ou fato;
  • Consultar fotos;
  • Consultar vídeos;
  • Consultar estatísticas;
  • Consultar sites da internet;
  • Consultar sites de empresas;
  • Consultar sites de entidades públicas;
  • Fazer entrevistas ao vivo;
  • Entre outras tarefas possíveis.

Quais técnicas o jornalista investigativo utiliza para distinguir a verdade do que é falso

Há as chamadas técnicas de jornalismo forense. De fato, o jornalismo investigativo depende de credibilidade, precisão e confiabilidade. Inclui também as técnicas de contação de histórias que visam fornecer informações de forma envolvente. Deve também incluir um relato compreensível do que aconteceu, é ou poderia ter acontecido.

As atividades ilegais são freqüentemente cometidas secretamente, o que torna difícil detectar a verdade. Os jornalistas muitas vezes precisam ser criativos para saber a verdade sobre o que está acontecendo ao seu redor. Isso é possível usando técnicas jornalísticas investigativo como :

  • Espionagem: trata-se de ouvir conversas sem revelar sua identidade. Infiltrar-se é o ato de trabalhar disfarçado para expor a verdade, fingindo participar de uma atividade ou organização ilegal.
  • Descoberta: é a pesquisa cuidadosamente preparada sobre um problema para confirmar uma hipótese ou desenvolver uma teoria.
  • Esclarecimento: significa descobrir a verdade, questionando os fatos e fazendo análises após a pesquisa.
LEIA  WordPress o que é e por que é importante escolher seus recursos

Assim, como podemos ver, encontrar a verdade é uma missão do repórter investigativo. Além da credibilidade, precisão e confiabilidade e o uso de técnicas de narração de histórias para fornecer informações de maneira envolvente, ele também deve incluir um relato compreensível do que aconteceu, é ou poderia ter acontecido.

A aplicação da lei está na pauta de um jornalista investigativo, no entanto o valor máximo no seu trabalho é entender que uma verdade é sabida na experiência e saber transmiti-la é um imperativo de sua atuação.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado