Você precisa de entendimento para tomar decisões inteligentes

O estudo de problemas é necessário para a solução de problemas?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
entendimento

O estudo de problemas é necessário para a solução de problemas

“O estudo de problemas é necessário para a solução de problemas.” Embora essa frase pareça complicada, não é na realidade. Nós estamos vivendo uma época onde as pessoas pensam complicado demais a respeito de muitas coisas. Muitas vezes, a resposta é muito aparente e simples para se ver. Está no entendimento.

É comum que as pessoas ajam de acordo com seus instintos. É necessário que isso mude, e que se faça necessário entender a análise de problemas como uma das chaves para a solução de problemas.

Se alguém realmente entender a importância da análise nos problemas, então vai ser capaz de pensar e agir de forma mais racional. O problema é que a maioria das pessoas mesmo quando é exposta a oportunidades de aprender a análise de problemas simples, não consegue ver a ligação e nem um benefício em aprender. É frustrante.

Entender o processo de inovação é um exemplo

A maioria das empresas está imersa em uma gigantesca maré de inovação, que geralmente é resultado do sucesso alcançado através de uma boa análise de problema, que depois de resolvido e transformado em resultados, leva à inovação. Esse é o efeito do que é inovador, e isso quando mudamos o foco para o setor produtivo enxergamos ainda com maior clareza ao nos perguntar: que tipos de inovações são necessárias na minha empresa ou empreendimento?

Dependendo da natureza da sua resposta, cabe determinar se a sua recompensa é criativa ou sistêmica. A inovação criativa é a que resulta da avaliação de novos problemas e a solução desses mesmos. É essencial para qualquer empresa criativa, pois mostra um novo caminho para a solução de seus problemas.

Por  outro lado, a inovação sistêmica é a que resulta da aprendizagem do mesmo processo de problemas e solução, mas em operações menos complexas. Ela é bastante comum na industria, onde as pessoas  aprendem a produzir produtos com mais facilidade e maior eficiência.

A inovação é essencial para qualquer empresa que pretenda crescer em termos de produtividade, pois mostra um novo caminho para  a solução de seus problemas. Assim , seja ela criativa ou sistêmica, é necessário ter um entendimento claro para tomar decisões inteligentes.

A paz que excede todo entendimento funciona nos negócios?

Gerar paz interior no trabalho é uma habilidade que empresários e profissionais em geral precisam desenvolver sempre. A cada dia que se passa, a pressão do ambiente de trabalho aumenta e sempre alguém, algo, está nos pressionando para que façamos alguma coisa e, muitas vezes, encontramos grandes dificuldades para fazer isso.

No entanto, é sempre valioso ter em mente alguns “mantras” do ambiente corporativo se o objetivo é conseguir paz no trabalho:

  • Tente trabalhar melhor com pessoas difíceis;
  • Busque superar o estresse no trabalho;
  • Seja mais produtivo;
  • Gerencie outras pessoas;
  • Comunique-se melhor;
  • Seja mais criativo;
  • Seja um solucionador de problemas;
  • Seja uma liderança melhor;
  • Seja mais eficiente;
LEIA  Qual livro ninguém deveria ler?

Mas será que com isso será possível alcançar paz no meu trabalho?

Sim. A paz interior, segundo a disciplina budista, é um estado de mente livre de agitação mental. Trabalhar na busca de um nível de paz interior pode trazer uma concentração profunda, talvez não duradoura, mas como resultado você se tornará mais produtivo e mais criativo. Tome o tempo de meditar e recarregar as células. Use um diário, imagine visualizações, faça atividade física regularmente. Deixe seus pensamentos florescer indefinidamente, sempre que for possível.

Além das rotinas e das responsabilidades do trabalho, as amizades e os laços sociais são também algumas das coisas que trazem a paz ao mundo moderno. As pessoas trabalham juntas e desenvolvem laços e entendem que estão lutando por uma mesma causa. Um líder que lida bem com as pessoas torna o ambiente propício para aumentar a motivação dos seus funcionários, que, em vez de se sentirem presos ao trabalho, vão se sentir inclinados a trabalhar com maior ânimo e vigor, criando também oportunidades para os outros.

Evitando a insatisfação no trabalho

Você alguma vez esperou que o seu trabalho daria para fazer algo muito bom, mas você não pôde completar?

Você alguma vez desejou que você podia ajudar a construir algo que iria ser muito bom, mas você não pôde completar?

Na realidade, você tem que lutar para fazer essas coisas, não importa o quão mal você vai se sentir. E aí você começa a se preocupar com isso. Você fica triste porque você não pôde fazer o que você quer fazer. Você se sente frustrado porque você não foi capaz de fazer o que você queria fazer. Você deve parar de se preocupar com isso e começar a pensar no que poderia fazer melhor, para tentar criar oportunidades para si mesmo e para os outros.

Dicas valiosas para aprimorar a experiência no trabalho buscando sublimar a insatisfação momentânea passam por:

  • Destacar ações positivas evitando tomar a atitude de falar de falhas, e também reforçando a confiança no chefe e na equipe. Lembre-se: o segredo é ter o timing certo e ser assertivo;
  • Não fale mal das demais pessoas e colegas. Ao contrário, quando for, aproveite para elogiá-los;
  • Evite ser crítico de tudo, ao contrário, seja seletivo até mesmo nas críticas e que elas sejam construtivas de preferência.

Frases de entendimento

São tantas as pessoas com dificuldade em expressar o que nós chamamos de sentimento, que procuram frases curtas e afiadas. Elas se referem a assuntos que todos nós conhecemos muito bem e que são aplicadas com sabedoria.

Na verdade, textos capazes de dizer tudo são raros, sobretudo no que se refere ao sentido profundo, ao verdadeiro significado, àquilo que a vida tem de mais significativo.

LEIA  Palavra-chave é chave, me desculpem a redundância!

Nas letras, como na vida, há os grandes momentos, e os pequenos, há os poemas longos que pretendem abarcar a totalidade, e as palavras isoladas e pequenas que, fora das suas frases, ficam sempre a perguntar por onde estão.

A impressão que temos é que um texto deve ser exemplo de desapego, de abandono de nós mesmos, de orgulho nulo. Mas não só. Ele precisa tocar a alma e ali se fazer entender junto com ela. Como se fosse uma coisa só, é possível?

Há frases de entendimento que permitem iluminar a escuridão que não raro traz confusão à mente, como por exemplo:

  • Almeje quantidade em vez de qualidade;
  • Encontre a sua ‘voz’;
  • Experimente, experimente, experimente;
  • Leia muito;
  • Estude os (e com os) mestres;
  • Fale com o seu coração sincero;
  • Cometa muitos erros;
  • Aprenda com seus erros;
  • Seja mais compreensivo com os outros.

Para finalizar este artigo, pense que as frases de entendimento devem ser úteis para quem sabe tornarem-se agentes de mudança em seu mundo. Que seja possível com elas obter novos pontos de vista e com elas entender coisas do mundo exterior e interior.

Lembre-se: Você precisa de entendimento para tomar decisões inteligentes seja em que campo for de sua vida. É assim que vai florescer com certeza!

 

Cover for Letras Criativas ponto com
20
Letras Criativas ponto com

Letras Criativas ponto com

Negócios digitais como meios ou soluções para empreendedores, empresas e pessoas de modo geral.

Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons
Carregar mais

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado