Quais livros eu devo ler para ficar mais sábio e como falar com eloquência?

Ficar mais sábio para falar melhor, ter maior proficiência com a língua falada e escrita - há alguma receita para isso?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
como falar com eloquência

Uma das coisas mais importantes da vida é aprender como falar com eloquência. A comunicação falada é uma das grandes habilidades que se pode ter na vida. Mas falar em público pode ser uma experiência intimidante para a maioria das pessoas. É por isso que é tão importante aprender a se comunicar bem para não se intimidar quando chegar a hora de fazê-lo. Uma maneira de se colocar na melhor posição para falar bem é ler bons livros para obter conhecimento e aprender como falar com eloquência e retórica.

O que faz alguém eloquente?

Eloquência é definida como o uso deliberado e habilidoso da linguagem para persuadir ou impressionar.

Os oradores e escritores mais eloquentes são aqueles que usam a linguagem com habilidade e propósito para transmitir seus pensamentos e ideias.

A capacidade de falar e escrever com eloquência e retórica é um sinal de sabedoria e conhecimento. Quanto mais sábio e bem informado for, mais habilidosos serão no uso da linguagem.

Para obter conhecimento e como falar com eloquência, uma leitura recomendada é ler William Shakespeare e Platão.

Esses dois grandes homens eram conhecidos por sua excelente compreensão e uso da linguagem.

Eles usaram seu domínio da língua e sua eloquência para muitos propósitos – Platão como filósofo e Shakespeare como ator e dramaturgo.

A eloquência é um dos aspectos mais importantes para ser persuasivo em qualquer campo.

Os antigos gregos acreditavam que a eloquência era um presente dos deuses e que esse dom era concedido às pessoas mais inteligentes, educadas e bem-falantes.

Um bom hábito nas conversas, por exemplo, é sempre mencionar o nome da pessoa com quem você está falando e ser o mais claro possível com sua língua e usar a voz passiva e ativa para transmitir o significado por trás de sua mensagem e o que você quer dizer.

LEIA  Por que ler é fundamental na vida?

Se você sente que falta eloquência, ler bastante vai ajudar. Quanto mais você lê, melhor fala com convicção.

Livros interessantes para ganhar conhecimento e para como falar com eloquência

Alguns livros são tidos como referência quando se pensa em buscar conhecimento e eloquência:

  • “Dr. Seuss’s Green Eggs and Ham” (“Ovos verdes e Presunto”);
  • “The Great Gatsby” (“O Grande Gatsby”);
  • “Gulliver’s Travels” (“Viagens de Gulliver”);
  • “One Hundred Years of Solitude” (100 anos de solidão);
  • “The Catcher in the Rye” (“O Apanhador no Campo de Centeio”).

Dentro da Não-ficção há também alguns livros indicados para se obter conhecimento e falar eloquentemente:

Esses livros são sugestões (a maior parte em inglês, sendo que é possível encontrar traduções para nosso vernáculo) que possuem estofo para incrementar o seu conhecimento e, quem sabe, empoderar a sua eloquência.

LEIA  Dicas para quem quer escrever um romance com final feliz

Viver é se permitir descobrir o novo, o que pode agregar em conteúdo e capacitação. E comunicar-se bem pode ser resultado dessa assimilação.

Resumindo

Descobrir como falar com eloquência passa por exercícios práticos. Por exemplo, você precisará certificar-se de que não hesita ao falar. É como ter certeza de que você está sempre atento e pode colocar seus pensamentos para fora sem tropeçar ou se perder em suas palavras.

Vale usar usar palavras concisas, mas não muito simplistas. Quando alguém está falando eloquentemente, geralmente é articulado. A falta de eloquência significa que o orador está hesitante com suas palavras, ou quando fala não é claro, ou quando está falando rápido.

Conhecer é a base da linguagem. Seja qual for o objeto conhecido, quando mais se conhece, maior a confiança sobre o assunto, proporcionando maior interação com os detalhes do objeto.

Mas tudo é processo. Nada do que é criado para ser dito não passou por um processo íntimo de construção, e a linguagem falada mostra bem esse fenômeno.

Construa a sua confiança em falar bem, e terá uma estrada mais livre para aprender como falar com eloquência e retórica. Se ainda não tem essa proficiência, busque conhecimentos nos livros e exercite a sua linguagem. Certamente vai chegar lá.

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado