3 tipos de letras criativas na tipografia criativa

As chamadas letras criativas é parte do que se conhece como tipografia criativa.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
tipografia

As chamadas letras criativas é parte do que se conhece como tipografia criativa.

Tipografia criativa é um conceito que está em voga, com grande variedade de fontes criativas.

Fontes criativas podem ser caracteres e letras que parecem estar na perspectiva, na perspectiva da caligrafia ou com a assinatura. Essas fontes criativas estão particularmente em aplicações web e em aplicações para dispositivos portáteis.

Sobre os tipos de letras criativas

Mas o que é letra criativa?

Na realidade, as letras criativas são tipos diferentes de letras e formas que se destacam no emprego das formas geométricas, as quais são exibidas por meio da tipografia.

Segundo a tipografia clássica, as letras criativas fazem uso da geometria irregular e estão ligadas às formas artísticas do movimento artístico moderno.

As letras criativas possuem diversos objetivos, como o expressar curiosidade em relação à criação e inovação artística, ou como componente de uma mistura gráfica, seja por meio de uma fusão de tipos ou de um uso só de letras criativas. Assim, elas se apresentam de forma irregular, as quais as linhas não são retas.

Letras criativas com elementos parábolas

Na verdade, existem diversos tipos de letras criativas que podem ser usadas na elaboração de um projeto gráfico.

Os principais tipos que são utilizados nos projetos são as letras criativas com elementos parábolas.

As letras criativas com elementos parábolas são aquelas que possuem marcas que se integram e decoram o projeto. Elas podem vir em quase qualquer tipo de elemento, sendo que alguns elementos mais utilizados são o bloco de cimento, o bloco de concreto e o bloco de madeira.

Os elementos podem até mesmo ser arredondados. Como as letras criativas com elementos parábolas têm elementos mais sólidos, elas são ideais para criar uma identidade corporativa, marca de uma empresa e de produtos de uma marca. Nesses casos, outros  elementos criativos como elementos geométricos podem ser utilizados, por exemplo, uma estrela, uma lua ou algo do gênero.

LEIA  A arte de colorir letras criativas estimula a criatividade

Letras criativas em formas florais

A maioria dos designers usam letras criativas para compor seus layouts. Uma das maneiras mais fáceis de criar letras criativas é através de formas florais.

Na realidade, letras criativas que se assemelham às flores, como sugere o próprio nome, pode até mesmo ser facilmente obtido com a utilização da ferramenta de criação de texto do Adobe Illustrator.

No mais das vezes as letras florais são formadas quando as linhas contêm três pontos e as curvas não são muito acentuadas por isso elas podem aparecer em qualquer superfície.

Porém, vale ressaltar que nem todo tipo de letra é exclusivo ou original, lembrando que essa qualidade só pode vir de uma boa criação.

Sua utilização em uma tipografia é simples, mas precisa de profissionalismo para ter resultados satisfatórios. 

Letras criativas em formas geométricas

Letras criativas com formas geométricas podem ser criadas com inscrições ou texto, tendo características como imagem, iluminação, textura e resistência.

Usar letras criativas para inserir sentido, comunicação ou uma mensagem para o público em geral, usando formas geométricas alcançam impacto, tais como um forte design e também atingem o coração na medida em que a maioria das pessoas admira o efeito geométrico das letras criativas.

Alguns dos principais tipos de letras criativas em formas geométricas são:

Quadrado;

Oval;

Circular;

Oval Duplo;

Suave;

Cristal;

Vertical;

3D, entre outros.

 

Alguns dos tipos de projetos para os quais as letras criativas geométricas são utilizadas são: Logotipos, impressão de roupas e impressão digital.

Como um exemplo visual rápido e fácil, temos a letra “B” que é composta por dois quadrantes dentro do oval. Trata-se, pois, de começar a ver as letras criativas. dentro da tipografia, com outros olhos depois de entender e “ver” seus efeitos. 

LEIA  Como escrever piadas engraçadas, sem susto!

Letras criativas com elementos típicos

Os elementos típicos das letras criativas englobam o uso de variedades de tipos de letras.

Um tipo de letra criativa pode ser composta por algumas letras ou por todas as letras da palavra.

Inicialmente, elas podem acontecer em qualquer tipo de objeto, incluindo um artigo, mural, revista, restaurante, blog, artigo ou portal.

A letra criativa ajuda a aumentar a visibilidade do seu negócio. Sua aparência atraente pode ainda ajudar a chamar a atenção dos clientes para sua marca.

Assim, contendo espírito de criatividade e originalidade, é possível conseguir excelentes resultados com as letras criativas e seus elementos típicos.

As letras criativas já são bastante populares entre os anunciantes que usam letras criativas para suas campanhas de marketing e comunicação.

Quanto às origens das letras criativas, elas podem ser encontradas na arteterapia, quando os pacientes usavam tinta para exprimir suas emoções e sentimentos.

Estas letras criativas carregavam as palavras mais significativas das pessoas. Quando de fato o significante se une ao significado na simbologia da expressão artística.

Por fim, dizemos que as letras criativas são muito amplas em sua utilização e efeito e que podem se traduzir em visibilidade e sucesso para seu negócio. 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado