O que é foco narrativo e para que serve

Ao escrever uma história, você deve saber o que sua personagem está pensando, o que ela quer, o que ela sente. No entanto, o foco narrativo difere em diferentes histórias. Por exemplo, na novela as tramas são sempre centradas em um personagem ou problema central. Na história de suspense, o foco narrativo é estabelecido na tensão: se o protagonista cairá nas redes do vilão.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
o que é foco narrativo

O que é foco narrativo

O foco narrativo é a linha a partir da qual a história é contada. É uma escolha narrativa, porém influi significativamente na experiência do leitor. O foco narrativo mais comum é o narrador interno, que narra a história a partir dos sentimentos dos personagens.

Ao escrever uma história, você deve saber o que sua personagem está pensando, o que ela quer, o que ela sente. No entanto, o foco narrativo difere em diferentes histórias. Por exemplo, na novela as tramas são sempre centradas em um personagem ou problema central. Na história de suspense, o foco narrativo é estabelecido na tensão: se o protagonista cairá nas redes do vilão.

O foco narrativo tem uma função interna que está no desenvolvimento da história, ou uma abordagem disso é a execução dos eventos que ocorrem. Os eventos da história estão concentrados em determinados personagens, em suas ações. Assim, o desenvolvimento dos eventos, para que seja possível desenvolver o foco narrativo, é determinado pela estrutura da abordagem.

O foco narrativo é definido por uma limitação na perspectiva e na visão de personagens. Por exemplo, você tem um foco narrativo no qual o personagem principal é um policial. Ele só pode ver o que está acontecendo dentro do quarto de onde está. Nesse momento, você está limitando o foco narrativo para um único personagem.

Para que serve o foco narrativo

Basicamente o foco narrativo serve para forçar um ponto de vista.  Porém há funções bem específicas e que dizem respeito à escolha e tomada de decisão do autor.

As principais funções do foco narrativo são:

  • Preparar o público para o que virá
  • Capturar a atenção do público
  • Aumentar a vontade do público de ler mais
  • Minimizar a vontade do público de parar de ler
  • Fazer com que o público sinta que o texto é relevante para ele
LEIA  Você precisa de entendimento para tomar decisões inteligentes

Como selecionar o foco narrativo

A definição de foco narrativo é um dos fundamentos de escrita de um livro, seriado de TV ou de um filme. Este termo é usado por escritores, produtores ou diretores para determinar qual é a linha do tempo da história que será contada.

Neste caso, o foco narrativo está determinado para definir qual é a linha do tempo da história de forma clara e objetiva. Por exemplo, se o foco narrativo for um grupo da sociedade como os gays, o foco narrativo determina qual é a linha do tempo da história sobre este grupo, focando no que eles vivem durante um assalto, por exemplo.

Vale ressaltar que o foco narrativo é o ponto de vista do narrador da narração para o qual se acrescentam outras características, como estilo e recortes. É um dos três elementos da estrutura da narrativa. Os outros são o tempo e o espaço. O foco narrativo é uma ferramenta importante para o escritor, e tem várias finalidades. Pode ser usado para criar sensação de imersão na história, fornecer detalhes à medida que eles são revelados, ou trazer significados para cenas particulares.

Exemplos com foco narrativo

Mas se o foco narrativo é o ponto em que a história se concentra, geralmente o foco está em um personagem. Os outros personagens podem ter papéis secundários, mas a história não está focada neles. Mas também é utilizado para mostrar dois pontos de vista diferentes de uma mesma história. Ou seja, são dois ou mais diálogos com diferentes personagens na mesma cena.

Tendo o foco em um personagem específico, o foco narrativo tende a revelar características de personagens como por exemplo:

  • A garota tímida
  • O tigre malvado
  • O cavalo mais veloz
  • O castelo no campo
  • A menina doce
  • etc.
LEIA  5 dicas para explorar o universo da escrita pessoal

Os principais modos de foco narrativo

Esses são os mais consagrados modos de utilização de foco narrativo:

  • narrador onisciente
  • narrador focalizado
  • narrador focalizado interno
  • narrador focalizado externo
  • narrador focalizado interno em primeira pessoa
  • narrador focalizado externo em primeira pessoa
  • narrador focalizado em terceira pessoa
  • narrador focalizado em terceira pessoa em primeira pessoa.

Conclusão

O assunto do foco narrativo em literatura, audiovisual, assim como outros meios de contagem de histórias, revela técnicas específicas para atrair a atenção do público leitor para o que está sendo contado, a narrativa.

Como já sabemos, há diferentes tipos de foco que variam em um livro, filme, publicidade, etc. Fica então aqui um outro exemplo prático de foco narrativo:

Em um romance policial, a noite pode ser o fulcro narrativo. Em outras palavras, a noite é a hora do crime. Durante a noite acontece um crime e capturar esta noite com grande precisão vai exigir do autor. Esta noite é um tempo em que a escuridão molda o desconhecido e onde o desconhecido molda a escuridão. Portanto, o foco narrativo aqui que nesta ideia seria a noite.

Há toda uma estética voltada ao assunto do foco narrativo em literatura e roteiro. Os autores estão sempre tendo que escolher qual será a forma para embalar seu conteúdo, ou seja, a história em si mesma.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado