Ghost-Writer: uma biografia do que faz um escritor-fantasma

O que faz este profissional com a escrita? Que tipo de texto é comum para ele?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
ghost-writer

A maioria das pessoas contrata escritores fantasmas para ter uma biografia escrita, porque eles não estão muito confiantes quando se trata de escrever. 

Ghost-Writers (Escritores Fantasmas) também são contratados para ajudar a escrever um livro de memórias ou para escrever para um autor que está muito ocupado para escrever seu próprio livro. 

Um escritor fantasma é alguém contratado para produzir material escrito em nome de outra pessoa. 

Os escritores fantasmas são usados por todos os tipos de razões. Muitas celebridades contratam ghost-writers para fazer seus livros ou para fazer seus discursos parecerem mais perspicazes e inspiradores.

Os escritores fantasmas são uma necessidade no mundo das celebridades, mas também são uma prática comum em muitos setores. 

Pode-se precisar de um ghost-writer para escrever um livro ou um roteiro de filme, se o escritor conhecer a linguagem audiovisual.

Uma infinidade de oportunidades pode se abrir a um ghost-writer em termos de projetos escritos, mas o mais comum ainda é ser contratado para escrever uma biografia.  

Como escrever uma biografia de um homem de negócios de sucesso

Profissionais ocupados em todo o mundo vivem de acordo com um mantra simples: um dia sem uma meta é um dia perdido. 

Esta é uma lição básica que a experiência de biógrafos profissionais relatam quando o assunto é escrever biografias de homens e mulheres de todos os tipos de indústrias e que obtiveram imenso sucesso em seu trabalho. 

Um dos livros mais lidos é sobre o Steve Jobs, fundador da Apple. 

Steve Jobs nasceu em 1955 em San Francisco, Califórnia. Ele foi o terceiro de quatro filhos de Joanne Simpson e Jameco Jobs. 

Os Jobs eram um casal de refugiados que fugiram do regime nazista na Europa, e veio para os Estados Unidos em rejeição às leis de Nuremberg. 

Jobs tinha um talento considerável para as artes, e é considerado um prodígio ao piano, mas foi com tecnologia que veio a tornar um ícone do começo desse novo milênio.

Com seu sucesso, ele virou um homem de negócio de sucesso que deu o start para uma das maiores empresas do planeta e ecoou para o mundo com seus produtos inigualáveis.

Mas o que faz um homem de negócios bem sucedido?

A vida de um homem de negócios bem sucedido é uma pergunta que pode ser respondida de muitas maneiras. 

LEIA  Escrevi coisas que se perderam - culpa dos dados voláteis?

Alguns podem dizer que é algo inato, enquanto que alguns podem dizer que é isso que você aprende com o tempo.

Mas seja qual for a resposta para essa pergunta, nós sabemos que eles estão sempre em movimento, se construindo se podemos dizer assim. 

A biografia de um homem de negócios bem sucedido é um documento que serve como inspiração para outras pessoas que estejam iniciando a carreira. 

Assim, a lista a seguir é um guia para ajudar a escrever uma biografia bem sucedida:

  • A biografia deve começar com um resumo breve sobre a infância, formação e onde a pessoa de sucesso (biografado) começou o seu negócio.
  • É importante incluir uma história que mostre como sua história é especial por causa das escolhas que ele (a) viu diante de si.
  • Para mostrar sua história como uma pessoa bem sucedida, inclua alguns dos seus mais significativos sucessos e fracassos. 
  • Algumas imagens de capa da pessoa bem sucedida (a) ajudam a escrever uma biografia bem estruturada e equilibrada.

Há um perfil pré-definido para o sucesso de um homem de negócios?

Bem, de fato não existe um perfil pré-definido para o sucesso de um homem de negócios.

Isso depende de muitos fatores, incluindo o seu trabalho mais específico (ou seja, o setor de atuação), o seu talento e o seu tempo disponível. 

No entanto, no geral, alguns dos requisitos que você provavelmente precisa incluem:

  • Carisma;
  • Capacidade de conversação;
  • Cooperação;
  • Resolução de conflitos;
  • Organização;
  • Liderança;
  • Estabilidade.

Isso tudo pode servir até como tópico para o ghost-writer se guiar em sua busca por informação qualificada sobre o biografado. 

Que histórias de vida de homens de sucesso fazem sua cabeça

Conseguir um livro de sucesso de vendas é um dos negócios mais lucrativos hoje em dia. E o segredo para colher os frutos desse sucesso é começar escrevendo sobre uma história de sucesso.

Seja por descobrir uma história ou por escrevê-la, definir um livro não é uma tarefa fácil. Por isso, os ghost writers criam seu próprio checklist para construir o mapa do livro e assim obter a maior profundidade e envolvimento possíveis com o eventual leitor.

Mas homens de sucesso não necessitam ser empresários de sucesso; podem ser outras coisas, não é mesmo? 

LEIA  O ouvinte é aquele que lê com os ouvidos em vez de ler com os olhos?

Há uma lista de biografias que fazem sucesso em todo o mundo que abrange outras personalidades, sendo o que há de comum é que são pessoas de sucesso. 

Por exemplo, a autobiografia de Malcolm X escrita por Malcolm X e Alex Haley teve muito sucesso. Eles escreveram sobre a vida de Malcolm X e como ele se envolveu no movimento pelos direitos civis.

O livro do jogador de futebol português Cristiano Ronaldo também tem feito muito sucesso. Conta sobre sua vida e carreira como jogador de futebol.

Também o livro de Ronaldo tem feito muito sucesso. Também conta sobre sua vida e carreira como jogador de futebol.

A autobiografia do 14º Dalai Lama tem tido muito sucesso e fala sobre sua vida e como ele se tornou Dalai Lama.

O que é preciso para ser um Ghost-Writer (Escritor-Fantasma)

Há muito mais para ser um escritor fantasma do que apenas escrever, e há muitas habilidades e tarefas diferentes que se deve dominar para ser bem sucedido no campo.

A pessoa antes de tudo precisa escrever profissionalmente, isto é, ela ganha a vida trabalhando com livros. Então, antes de tudo, ela é uma escritora. Esse é o seu trabalho principal. Mas é preciso mais do que apenas escrever para criar um livro.

A pessoa não deve se limitar a apresentar ideias para a estruturação do livro. Ela também deve saber pesquisar, ser ótima leitora de livros e artigos sobre tópicos técnicos, saber conduzir entrevistas até que possa depois escrever o material.

Saber estruturar um livro passa por vários passos. Além de preparar um plano da estrutura do livro, é preciso saber persuadir os clientes para o projeto e descrevê- lo de forma resumida e clara. 

Saber pesquisar assuntos relacionados ao tema do livro e revisá-los, saber retirar a informação relevante ou ir ao seu fundo, descobrir os principais detalhes sobre o tema, analisar o documento-base, buscar informações para consolidação dos dados e elaborar uma história crível dos acontecimentos são atitudes esperadas por especialistas em escrever biografias.

A escrita tem muitos caminhos e o escritor precisa ficar sempre de olho em como pode se especializar para encarar novos desafios profissionais. Como o Ghost-Writer tem muito do que foi descrito neste artigo. É o seu métier.

 

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado