Chutando o bloqueio criativo para escanteio

Ideias para escapar do bloqueio criativo ao menos ajudam a arejar a mente, é ou não é?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
bloqueio criativo

Recentemente, estive discutindo com um amigo sobre como nós dois gostamos de escrever e o tal do bloqueio criativo. Até nos conhecemos online através de um blog, o que é muito emocionante porque ela foi a primeira pessoa que conheci através de um blog!

De qualquer forma, estávamos conversando sobre quantas vezes experimentamos bloqueio criativo de escritor e acho que provavelmente é a pior coisa para um blogueiro. Felizmente, existem algumas coisas que você pode tentar tirar dessa situação. Uma das maneiras que sempre me ajudou a sair do bloqueio de escritor é conversar com alguém sobre o que eu estava sentindo. Eu costumava guardar para mim, mas ter alguém com quem conversar me ajuda muito a colocar tudo para fora e sempre me sinto melhor depois disso. Se você escreve sabe bem o que isso, ou, no mínimo, já passou por um estado de digamos “des-criatividade”, tamanha é a força de um bloqueio muitas vezes.

Mas para tentar “desbloquear” o bloqueio eu entendo que há outras abordagens acerca do assunto, bem mais profissionais do que o meu modo rude de ver a coisa. Por isso mesmo fui atrás de respostas mais técnicas talvez e as que mais se ajustaram ao meu entendimento listo aqui:

1 – O conceito da psicologia cognitiva de bloqueio. O bloqueio é um instante em que seu cérebro desaparece. É a parte em que seu cérebro simplesmente desliga sobre você e suas ideias. Mas, só para você saber, bloqueio não é o único conceito cognitivo com o qual lidamos. Também existe o bloqueio emocional, que também é um estado emocional que impede o desenvolvimento de uma ideia. O resultado do bloqueio geralmente é desânimo. Que também é um estado emocional ou sentimento.

LEIA  A arte de colorir letras criativas estimula a criatividade

2 – Muitas vezes, bloqueios são uma escolha – uma decisão de não lidar com o que está acontecendo em sua vida, seja perda, dor de cabeça, estresse ou alguma outra forma de trauma. Em algum lugar do seu cérebro, você está incluindo uma outra pessoa. Mesmo que a pessoa e/ou problema não estejam envolvidos, você nem mesmo está se deixando curar. Um bloqueio cerebral geralmente ocorre quando você não consegue criar uma nova maneira de abordar os desafios da vida. Isso geralmente ocorre porque você está oprimido pela preocupação central de querer controlar tudo ao seu redor.

3 – Expandindo um pouco a minha definição de bloqueio, diria que Lock é o instante em que seu cérebro desaparece. Ele não quer reagir ou está com preguiça. Não é a dele aceitar bonzinho a minha determinação. Não raro ele foge para outro assunto ou desejo. Vontade não lhe falta, falta é vergonha na cara! Ele não é meu amigo definitivamente. O bloqueio, quero dizer…

Colocando o bloqueio criativo no seu devido lugar: na lona!

Definitivamente, neste artigo, posso dar poucas dicas sobre como sair do bloqueio de escritor já que também busco saídas para isso. Mas você pode tentar um pouco de meditação, fazer uma caminhada tranquila, ou tentar encontrar uma nova ideia olhando a paisagem. Eu já escrevi contos inspirados em ruas e casas. Pelo menos se trata de um começo.

Outra dica que me ajudou a sair do bloqueio de escritor foi fazer outra coisa. Eu faço uma pausa e algo que gosto de fazer. Ouvir música por exemplo. Dançar um pouco, deixar os movimentos livres e assim botar o bloqueio criativo a nocaute. É possível, sim.

LEIA  O ouvinte é aquele que lê com os ouvidos em vez de ler com os olhos?

Acredite em mim, eu sei como pode ser difícil para os escritores sair do bloqueio de escritor, palavra de escritor. É tudo uma questão de descobrir o que você precisa para se sentir inspirado e, em seguida, fazer isso pelo bem da sua escrita. Confie em mim, isto funciona!

Agora, o problema pode estar em que o bloqueio de escritor se torna a falta de motivação para escrever, o que muitas vezes pode ser resolvido. Mas deve haver algo que você faz em um dia difícil que ajuda a tirar sua mente de escrever. Coloque a mente para pensar em seu benefício também. Você poderá descobrir, assim, suavemente, que pensar sobre o que você estava tentando transmitir na frase é apenas um olhar enviesado sobre o que havia escrito; talvez algo que vê que não está funcionando tão bem. Não necessariamente que não é bom, mas não se ajusta àquele assunto neste momento. É uma boa desculpa, convenhamos. Daí você pula fora!

Uma dica final: use a tecnologia a seu favor. A Inteligência Artificial oferece modelos de criação de conteúdo baseados em tecnologias incríveis como o GPT-3, o poderoso modelo de linguagem autorregressiva da OpenAI. Aliás, foi com essa preciosa ajuda que saí do bloqueio criativo e montei este texto. Acho que sem esse incrível ContentBot estaria ainda patinando com essa companhia indesejada chamada bloqueio mesmo que esse dito cujo tenha data de validade para desaparecer!

Fique Conectado

Conteúdo sempre atualizado